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Natal 2023: Oportunidades e Estratégias para Potencializar os Resultados do seu E-commerce

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O Natal é atualmente a segunda data mais importante para o E-commerce brasileiro, movimentando bilhões em Vendas Online ano após ano.

E o melhor: tudo indica que em 2023 esse potencial seguiu em expansão acelerada:

  • 2022 já foi recorde, com faturamento de R$ 2,8 bilhões para lojas virtuais nacionais. Alta de 6,2% sobre 2021.
  • E a projeção para 2023 é ainda mais impressionante: espera-se a marca de R$ 3,2 bilhões, aumento de 14%.

Ou seja, estamos falando de um potencial de mercado cada vez maior para vendas online na época mais quente do ano. Se eu fosse você, não ignoraria esse boom.

Neste guia completo, vamos te mostrar dados, tendências de consumo, cases inspiradores e plano de ação para você alavancar o sucesso do seu e-commerce no Natal 2023!

A Black Friday e o Natal são datas valiosíssimas para os varejistas online, porém cada uma tem suas particularidades em relação ao comportamento do consumidor e desafios ao E-commerce.

Historicamente, a Black Friday se consolidou com um potencial enorme de vendas concentrado num único dia, exigindo preparação prévia intensa em pouco tempo para um pico exponencial num espaço muito curto. Por outro lado, a acirrada competição por investimento em anúncios, aumento do custo de aquisição de clientes (CAC) e logística é gigante. Se a BF não for bem planejada os resultados podem ficar aquém do potencial.

Já o Natal conta com um potencial de vendas alto, porém distribuído ao logo das semanas que antecedem a data, com os consumidores buscando promoções e antecipando compras. Porém, lidar com o excesso de demanda quando logística e atendimento estão sob pressão pode ser um problema, caso a operação não esteja bem dimensionada, podendo resultar em perda de vendas.

Portanto, vemos que são datas complementares, cada uma com seus desafios e oportunidades. Idealmente, o E-commerce deve se preparar para uma boa performance consistente ao longo de todo esse período de fim de ano, desde a BF até o Natal e começo de janeiro.

Vamos te ensinar o passo a passo para atingir resultados excelentes neste final de ano.

Historicamente o Natal era uma data marcada pelas compras nas lojas físicas. Porém esse cenário vem mudando rapidamente conforme o hábito de compras online se intensifica.

Os números comprovam esse avanço acelerado do E-commerce na época mais importante do varejo:

  • Em 2022, a participação das vendas online no faturamento total do varejo saltou de 27% em 2020 para 32% em 2022. (Fonte: Neotrust)
  • As vendas exclusivas em E-commerces brasileiros já somaram R$ 2,8 bilhões em dezembro de 2022. Alta de 6,2% sobre 2021. (Fonte: Neotrust)
  • Para 2023, a projeção é que esse mercado online de Natal salte para espantosos R$ 3,2 bilhões! Incremento de dois dígitos pelo segundo ano consecutivo. (Fonte: Neotrust/Compre&Confie em parceria com a Cardly).

Ou seja, o potencial para aumentar as vendas online é gigante e só tende a expandir nos próximos anos.

No tópico a seguir, vamos entender mais sobre as tendências comportamentais dos consumidores online nesta época do ano.

A época natalina impacta nos desejos e prioridades de consumo dos clientes. É importante entender e mapear essas particularidades da alta temporada de fim de ano para seu negócio.

Um exemplo, é o aumento das compras por impulso como: panettones, chocolates, espumantes, kits presentes… Itens de apelo emocional e ticket médio mais baixo tendem a ser comprados com mais facilidade e espontaneidade.

Outro comportamento habitual é o foco total na busca de presentes. As categorias mais cobiçadas como opção de presente ficam evidentes:

  • Vestuário e calçados
  • Livros e e-readers
  • Smartphones e eletrônicos e eletrodomésticos
  • Cosméticos e perfumaria
  • Bebidas, vinhos e destilados

Mapeando essas intensidades e variações de demanda, você pode estruturar seu sortimento, estoque e comunicação de modo hiper-eficiente focando no que mais interessa seu público.

Algumas verticais que tipicamente mais vendem na web nessa época:

  • Moda e Acessórios
  • Casa e Decoração
  • Bebidas e Guloseimas
  • Games e Techs
  • Viagens e Turismo


Entenda seu público-alvo

  • Mapeie personas, jornadas de compra e drivers comportamentais utilizando ferramentas de Data Analytics, para oferecer uma experiência personalizada aos seus clientes mais valiosos

Lance promoções e combos imperdíveis

  • Utilize a função Compre Junto na sua plataforma de e-commerce para sugerir produtos complementares
  • Crie pacotes promocionais temáticos de presentes para o Natal
  • Utilize Ofertas Relâmpago e estoque limitado para gatilhos de urgência
  • Ofereça cashback e resgate de cupons para as próximas compras

Impulsione o Tráfego para seu E-commerce

  • Invista em anúncios altamente segmentados no Google, Facebook e Tiktok, direcionados aos perfis mais propensos a comprar, escalando os investimentos nas campanhas com maior ROAS.
  • Trabalhe o remarketing e o e-mail marketing para potencializar a comunicação e trazer tráfego qualificado para o seu site.

Encante seu cliente também no pós-venda

  • Use a automatização para nutrir os clientes com dicas de presentes extras após a primeira compra
  • Segmente sua base por dados comportamentais e histórico de compras para ofertas hiper personalizadas
  • Surpreenda com mimos e lembretes especiais para datas marcantes

Em outras palavras, atuando em conjunto com a Dr. Growth, implementamos uma série de iniciativas utilizando nossa expertise em growth marketing para o e-commerce Virtuosa Boutique, que tem foco em Roupas Femininas & Moda Evangélica.


Aquecimento de audiência

  • Nos meses anteriores, campanhas de captação de Leads para a BF e Natal
  • Trabalhamos camapanhas de Video View e Reconhecimento de Marca para ir preparando os consumidores para as ofertas, com custo mais baixo.
  • E-mails automatizados com cupom e cashback para contatos não-compradores.
  • Seqüência de mensagens para clientes inativos
  • Descontos progressivos por tempo de relacionamento

Estratégia de Distribuição e Impulsionamento

  • Investimento em anúncios dobrado na primeira quinzena, buscando antecipar as vendas do mês e garantir a chegada dos produtos antes das festas de final de ano.
  • Focus nos 10 produtos campeões de venda como presente para cada cluster mapeado
  • Aumento de vendas de itens como vestidos de festa e trabalhamos o significado das cores linkando aos produtos de destaque para a passagem de ano.
  • Comunicação em todos canais (E-mail e Whatsapp e Redes Sociais de forma orgânica e paga)

Experiência encantadora no pós-venda

  • Embalagens especiais para a data
  • Cashback para próxima compra dentro de um período de 1 mês
  • Utilizamos a matriz RFM para categorizar os clientes e endereçamos ofertas exclusivas hyper personalizadas

Viram só que é totalmente possível alavancar resultados impressionantes para seu negócio nesta época tão decisiva?

Como resultado, sua única tarefa é começar a planejar AGORA! Quanto mais cedo, mais chances de um Natal histórico para seu negócio

Para colocar esse plano sólido em prática, você conta com o suporte da consultoria especializada da Dr. Growth.

Nosso diferencial:

  • Metodologia exclusiva focada em crecimento de vendas online
  • Mais de 50 e-commerces acelerados com sucesso
  • Squads dedicadas trabalhando dentro da sua operação
  • Experts em vendas, automação, dados e muito mais

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