Introdução
Como melhoramos 10 pontos percentuais a taxa de recompra de um E-commerce de Moda Evangélica
Fundada em 2014 por Gessilene Ferreira, a Virtuosa Boutique nasceu da dificuldade de se encontrar no Brasil roupas que unissem qualidade, elegância e preços acessíveis ao guarda-roupa da mulher cristã moderna.
Com um e-commerce que já atendia clientes em todo território nacional, a Virtuosa Boutique vem construindo alguns diferenciais no mercado:
• Foco absoluto em vestuários femininos tamanho plus size (36 ao 52)
• Peças modeladas para valorizar as curvas com conforto
• Fotos, vídeos e descrições completas para melhorar a experiência de compra e reduzir as devoluções
• Lançamentos quinzenais para manter o sortimento sempre fresco e alinhado às novas tendências
Porém, apesar da sólida base de consumidoras, o percentual de recompras dentro da própria carteira ainda patinava, prejudicando uma aceleração mais robusta do negócio. Não havia uma estratégia robusta para melhorar a recompra entre a própria base de quase 50.000 clientes;
O Desafio
Fazia parte dos objetivos estratégicos da Virtuosa Boutique elevar em pelo menos 5 pontos percentuais esse índice de recompra em um período de 6 meses…
Estratégia
Nossa primeira iniciativa foi entender os dados, para conseguir elevar a taxa de recompra. Realizamos uma análise profunda dos grupos comportamentais e padrões históricos de consumo.
Identificamos gargalos importantes em branding, taxas de conversão e recorrência de pedidos. Também havia espaço para maior personalização por perfil e jornada do consumidor.
Isso permitiu traçar uma Matriz RFM, separando os consumidores em 8 grandes clusters:
• Campeões
• Leais
• Clientes Recentes
• Alto Potencial
• Precisam de Incentivo
• Não se pode perder
• Em risco
• Por perder
Dessa forma, seria possível direcionar ações específicas para cada persona identificada. Por exemplo:
• Novos consumidores receberiam incentivo imediato para segunda compra
• Já clientes leais ganhariam cashbacks progressivos
• Pedido de avaliação pós-compra para mapear melhorias
• Sequencia de 3 E-mails de Boas-Vindas detalhando o negócio, propósito da marca, diferencias, explicando as principais categorias (Ofertas, Lançamento, Kits) e produtos mais vendidos e principais canais de comunicação.
Além disso, desenvolvemos conjuntamente um calendário promocional recorrente com ações semanais, aproveitando os períodos sazonais e datas mais relevantes do mercado de E-commerce.
Tecnologia e Ferramentas
Para suportar as estratégias de retenção e nossa ambição de crescimento a longo prazo, também realizamos aprimoramentos tecnológicos como:
• Novo layout do site com focus em usabilidade: navegação otimizada, funcionalidades de busca aprimoradas, filtros inteligentes
• Integração entre a plataforma do e-commerce e a ferramenta de automação Perfit para orquestrar jornadas hiper-segmentadas
• Recursos de SEO para melhorar a descoberta orgânica da marca e aumento de tráfego qualificado
Apps para Usabilidade
• Me Favorita: permite salvar e acompanhar produtos de interesse para compra futura
• Lily Reviews: para estimular perguntas e depoimentos de clientes na loja, ajudando na tomada de decisão.
Apps para Conversão
• Compre Junto: sugere itens complementares durante a compra
• Oferta Relâmpago: insere promoções por tempo limitado para incentivar o fechamento de pedido
• Cashing: Destaca os cupons ativos na loja, faz order bump, aviso de frete grátis, entre outras funcionalidades.
Resultados
Graças ao planejamento integrado entre estratégia e tecnologia, alcançamos resultados expressivos já no primeiro trimestre:
• Crescimento de 10 p.p. na taxa de recompra, cumprindo a meta estabelecida inicialmente
• Aumento de 20% no ticket médio dos pedidos
Conclusão
Esse case comprova mais uma vez a assertividade da Metodologia Dr. Growth, que entrega crescimento customizado e sustentável para negócios online.
Quando dados, tecnologia e especialistas caminham juntos para potencializar cada etapa, do awareness ao encantamento pleno dos clientes, criamos um ecossistema altamente sinérgico capaz de alavancar todos os indicadores do seu negócio.
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